sábado, 28 de maio de 2011

Aos professores de Ensino Religioso, História, Sociologia, Estudos Amazônicos...



Inscrições: copirseduc@gmail.com



PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de junho, terça-feira

8h- Abertura do Seminário – Canção religiosa.
Proposta: Mestre de Cerimônia convida uma liderança (sacerdote, sacerdotisa, representante da Casa ou Terreiro) para abrir os trabalhos com uma música, poesia, história ou outra forma que achar mais apropriado.

8h15- Religiões de matrizes africanas: saberes, valores e práticas. Contribuições na formação escolar.
Proposta: Sacerdotes, sacerdotisas, representantes de entidades e religiões de matrizes africanas relatando suas experiências e sugerindo como gostariam de ver suas religiões tratadas nas escolas. Mediação: COPIR.

10h- Religião e religiosidade africanas na Amazônia.
Proposta: Grupo de Estudo Religiões de Matriz Africana na Amazônia (UEPA/CR) apresenta expressões regionais das religiões e religiosidades originárias da África. Mediação: COPIR.

14h- Ensino Religioso: currículo e aplicação da Lei 10.639/03.
Proposta: COPIR apresenta a Lei 10.639/03. CEE apresenta a legislação estadual sobre o tema. Mediação: DEDIC.

16h- Filme-diálogo: ATÉ OXALÁ VAI À GUERRA - UMA HISTORIA DE RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA (2008).
Direção: Carlos Pronzato / Co-direção de Stefano Barbi-Cinti.Duração: 40 min. / Áudio: PortuguêsSinopse: As ações violentas executadas pela Prefeitura de Salvador através da demolição de um terreiro.


Dia 29 de junho, quarta-feira

8h- Ensino Religioso: a sala de aula enquanto espaço de afirmação da diversidade étnico-racial e de reconhecimento das religiões de matrizes africanas.
Proposta: ACREPA relata experiências em sala de aula no tratamento específico das religiões de matrizes africanas. Mediação: FOPEDER.

10h- Lançamento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Proposta: FOPEDER e COPIR contextualizando o Plano e propondo estratégias de implementação. Mediação: CEE.

14h- Universidade: ensino e pesquisa para a educação das relações étnico-raciais.
Proposta: Coordenação do Curso de Ciências da Religião da UEPA apresenta a matriz curricular da Universidade no intuito de destacar como trabalha com a temática. Mediação: FOPEDER.

16h- A sala de aula enquanto cenário de combate ao racismo e ao preconceito.
Proposta: Profa. Clemilda e Profa. Rejane exporão práticas, experiências, metodologias e teorias sobre educação para a diversidade étnico-racial. Mediação: COPIR
 Fonte: http://copirseduc.blogspot.com

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