segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A festa de São Benedito


Navegando na web, encontrei este interessante artigo publicado no Beira do Rio, - o jornal da UFPa., sobre a devoção bragantina a São Benedito:


"Divididos em três comitivas que passarão seis meses esmolando com as imagens de São Benedito nos campos, colônias e praias da região bragantina, homens de diferentes idades cantam, tocam e rezam na igreja do "santo preto". A simplicidade do altar convida à reverência, que se expressa em beijo e toque nas imagens e fitas expostas sem barreiras. O momento é liderado pelos homens, até a hora da saída para as longas caminhadas, em que as marujas se incumbem de carregar o santo do lado esquerdo do peito. Poucas pessoas presenciam a cena e há um quase silêncio na cidade sobre ela. Bem diferente da grande festa da Marujada, em dezembro, quando as imagens retornam, faz-se a procissão na cidade e segue-se um espetáculo de danças, cores e sons."

Continue lendo.

2 comentários:

  1. interessante, porém como de costume do nosso ilustre prof... cheio de barroquismo.

    ResponderExcluir
  2. Estive presente por ocasião da chegada da imagem de São Benedito na orla do Rio Caeté e confesso que mais uma vez me emocionei. Muitos fieis até de outros municípios como sempre prestigiando aquele lindo momentos.Devemos sim,aproveitar momentos como esses para levar ao mundo o retrato de nossa querida Bragança.Isso é importante.
    Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir