quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Filosofia e as questões ambientais

Como atividade de sua disciplina, Filosofia, a profª Katia promoveu um concurso de redação com o tema "Questões Ambientais". A foto registra o momento em que a aluna Daisy Santana, da turma 101 da manhã, que obteve o primeiro lugar, recebia seu prêmio. Leia o texto vencedor:

Projetos Ambientais:
Projetos que nos ajudam a sobreviver
.

Todo projeto tem um objetivo, que pode ser de divulgar, solucionar, estimular, informar. Projetos ambientais também são assim, informam os problemas ligados ao meio ambiente, buscam e divulgam soluções, nos estimulam a colaborar fazendo a nossa parte e podem ser iniciados por qualquer um de nós. Grandes empresas iniciaram grandes projetos, entre elas estão a Ypê, TV Globo, Chamex e Faber-castell.
Essas empresas têm uma grande vantagem, são conhecidas pela grande massa e por isso seus projetos divulgam, estimulam e informam mais. Há um certo tempo, a Ypê iniciou um projeto de reflorestamento em que comprando um de seus produtos colaboramos com o plantio de mudas em áreas desmatadas, um projeto semelhante ao da chamex e ao da Faber-castell, que utilizam a madeira das árvores( para a fabricação de papeis, cadernos, lápis...) derrubando-as e plantando novamente.
A TV Globo está envolvida, duas dessas iniciativas são o plantio de árvores e as vinhetas informativas, que apesar de serem bem rápidas mexem com todos nós, fazendo com que possamos parar, refletir e agir. O projeto TAMAR, tão conhecido, fez até uma parceria com um fabricante de macarrão instantâneo, ao comprarmos um desses produtos ajudamos automaticamente a esse projeto que tem um objetivo muito especial, preservar as tartarugas marinhas.
Com tudo podemos concluir que com certeza esses projetos nos ajudam a sobreviver. O plantio de árvores é uma ajuda de peso contra o aquecimento global, a preservação de espécies silvestres e etc. e a exposição de informações feitas por essas e outras empresas também. Temos que tomar consciência de que não são só as grandes empresas, instituições e os governos que têm a responsabilidade de mudar esse quadro crítico em que se encontra o nosso planeta, cada um de nós pode e deve fazer alguma coisa, desde que se nos engajarmos em algum grande projeto, até separar e reciclar o lixo de nossas casas. Por isso corra tome logo uma providência, pois “Os dias correm, somem e como o tempo não vão voltar”.

Daisy Souza Santana

3 comentários:

  1. Parabéns Daisy... e parabéns profª Kátia.

    ResponderExcluir
  2. parabes professora katia por tudo e valeu por ajudarno com a vitori da feira de ciencias

    ResponderExcluir
  3. DAYSE ;VOCE FOI MUITO BEM CONTINUE ASSIM ESFORÇADA QUE TERA UM CAMINHO BEM GRANDE PARA O SUCESSO; PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir