sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nossa escola na web




Clique na imagem para ampliar.

Ela atesta que a participação da EEEFM Rio Caeté no Desafio National Geographic 2012 - Viagem do Conhecimento está sendo divulgada para todo o Brasil através da página do evento no Facebook.
Não somente a escola, mas a postagem também divulga  a nossa amada Bragança.
Ademais nossa escola, como bem lembra o prof. Tarcisio, foi escolhida como uma das sedes regionais da segunda fase e poderá receber alunos que tenham sido selecionados em escolas de cidades circunvizinhas, tais como AUGUSTO CORRÊA, CAPANEMA, SALINAS, CAPITÃO POÇO.
Que tal acessar diretamente  através do endereço abaixo e curtir, comentar ou compartilhar a imagem acima?

 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151257077708734.492389.181310538733&type=3#!/photo.php?fbid=10151258422643734&set=a.10151257077708734.492389.181310538733&type=3&thea


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Para refletir:


Hoje, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra


A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


 Fonte: Wikipedia

Biologia no Multidisciplinar é mais atraente

Alunos do Ensino Médio da Escola Rio Caeté extraem e visualizam DNA no Laboratório Multidisciplina. Mestre Piolho, professor de Biologia contou com ajuda de alunos da UFPA  do Curso de Biologia 2009 em suas aulas práticas e ministraram aulas diferenciadas a nossos alunos.
Piolho
Vice-diretor Glauco Luna, Coordenador do Multidiciplinar profº. Sérgio e Piolho, professor de Biologia


Parabenizamos ao professor  Piolho e aos Universitários:  Sávia, Mayara, Raimundo e Juliane.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rio Caeté e o PRONATEC

O PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é um conjunto de ações que visam a ampliação de ofertas de vagas na Educação Profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho.  O Programa promove cursos de educação profissional na área Rural e   seu Público Alvo são estudantes do Ensino Médio da Rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos. Os alunos da Escola Rio Caeté  inseridos no  Curso  de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas aprendem como operar máquinas e equipamentos agrícolas para a otimização da produção e da mão de obra, atuando também, no manejo dos solos, das sementes, plantio direto, semeadura, colheita, aplicação de adubos e defensivos agrícolas. Parabéns ao Programa e aos alunos que não mediram esforços para aumentar seus conhecimentos nesta área.





LABIRC nas Aulas de Sociologia


A Globalização e a Organização Social do Trabalho foram  Temas da aula ministrada pelo Professor Álvaro Rebelo  aos  alunos do Ensino Médio do 1º turno. O LABIRC  é um excelente espaço para uma aula descontraída e bem produtiva é o que o professor de Sociologia vem fazendo  e alcançando grandes resultados. Parabéns professor Álvaro, seus alunos merecem tudo isso. 




Desafio National Geographic/Olimpíada de Geografia 2012


Alunos selecionados para a segunda fase:

Nº NOME (por ordem alfabética) TURMA

1. CHISTIAN MATHEUS SOARES COSTA 801 Manhã

2. ELIVALDO DE OLIVEIRA JUNIOR 801 Manhã

3. GISELI CRISTINA SILVA OLIVEIRA 102 Tarde

4. JESSICA RAYANE HERNANDES CORREA 801 Manhã

5. JULIANA SILVA DOS SANTOS 102 Tarde

6. MARCELO VINICIUS LEMOS DE MORAIS 102 Manhã

7. MARIA SAMARA DOS SANTOS RIBEIRO 102 Manhã

8. NIVALDO BEZERRA MIRANDA 101 Tarde

EM 1º LUGAR FICOU O ALUNO NIVALDO BEZERRA MIRANDA.

APLICAÇÃO DA PROVA SERÁ DIA 02/03/2013.

OS LOCAIS (CIDADE E ESCOLA) SERÃO DIVULGADOS NO DIA 20/11/2012 E PODERÁ SER EM UMA DAS CIDADES A SEGUIR CITADAS.
 BELÉM

 BRAGANÇA

 CAPANEMA

 CASTANHAL

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Alunos da escola Rio Caeté representam Bragança na Viagem do Conhecimento

Hoje é a primeira prova do Desafio National Geographic 2012. 

O Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quinta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril e tem como um de seus objetivos estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem
.

A Escola Rio Caeté é a única do munícipio que de fato embarcou nessa viagem. Neste momento, o professor de Geografia, Tarcísio Oliveira, aplica a prova na Sala de Vídeo para 40 alunos da 8ª série e do 1º ano do Ensino Médio. 
Torcemos pelo bom desempenho dos nossos alunos e parabenizamos o professor pela bela iniciativa de inscrever a escola nesse evento.

Vejam as imagens registradas pelo prof. Tarcisio.




Fonte: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/desafio/o-que-e-como-participar.php

Governo decreta ponto facultativo em razão do feriado de 15 de novembro

Na próxima sexta feira, 16, o expediente nas repartições públicas que compõem a Administração Direta e Indireta do Estado, será facultado em razão do feriado de 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 8, por meio do decreto 584.

Tributo ao prof. Edmilson Monteiro


Na manhã que Bragança realizava mais um Círio, espalhou-se a notícia de seu  falecimento surpreendendo amigos, colegas de trabalho e alunos. Em sua homenagem, publicamos o texto de despedida postado neste blog quando da sua aposentadoria, no ano de 2009:

Edmilson Barros Monteiro, profissional com 32 anos de amor, dedicação e principalmente paixão pela Educação Física. Atuando inicialmente em Bélém nas escolas Pinto Marques e Acatauassu Nunes , em1999 transferiu-se para Bragança onde passou a integrar a família Rio Caeté. Foram mais de 3 décadas de bons serviços na educação pública paraense. Agora usufrui o descanso do guerreiro em um endereço desconhecido. Fontes seguras informam que ele passa suas tardes num sítio localizado na vila de Bacuri Prata, ouvindo Bezerra da Silva e outros nomes da MPB, estendido em uma rede importada de Fortaleza. Até o sapo do jardim já está com inveja!
Prof. Edmilson, a escola agradece seu trabalho em todos esses anos, seu nome estará sempre no coração dos professores e alunos.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Professores em formação na escola Rio Caeté

Está ocorrendo nesse momento, na Sala de Vídeo da Escola Rio Caeté, um minicurso com a temática "Educação ambiental em uma perspectiva de sustentabilidade do planeta", ministrado pela Profª Titular da UFPA Maria de Lima Gomes.
Esse momento de formação é uma ação da gestão da escola em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE-Escola, do Ministério da Educação.
 A formação do professor é contínua mas ele precisa de tempo para estudar e o aprimoramento profissional dentro do ambiente de trabalho é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino.

Eis algumas imagens do turno da manhã...




... e do turno da tarde.


Imagens: Valdson Castro e Sonia Bessa

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Morre o prof Alvaro Araujo


Com muito pesar comunicamos o falecimento do professor Alvaro Araujo, ex-professor da Escola Rio Caté, nos tempos que a escola funcionava no prédio do CAIC. Aliás, ele foi um dos fundadores da escola. 
Lembro da simplicidade e da solicitude do professor Alvaro, já professor da UFPA, lecionando no ensino fundamental (isso mesmo, fundamental!) e médio da Rio Caeté. Voz calma, pausada. Sempre tão educado, impecável, elegantemente vestido...

Álvaro Luiz Teixeira de Araújo

Nasceu em Bragança (PA) a 20 de julho de 1945. Filho de Edésio Casemiro de Araújo e Nilde Teixeira de Araújo, descendente, pelo lado materno, de antiga família bragantina. Fez o curso primário no Grupo Escolar "Monsenhor Mâncio Ribeiro" e iniciou o curso secundário no Instituto Santa Teresinha, transferindo-se depois para o Colégio do Carmo, em Belém do Pará, onde terminou o ginásio e fez o curso científico. O gosto pela escrita manifestou-se nesse período, quando integrou um grupo de alunos que publicou um jornal no colégio.

Em 1963, no último ano colegial, iniciou sua atividade profissional como repórter do Jornal do Dia na Assembleia Legislativa do Pará, onde conviveu com figuras importantes da política paraense - Dionísio Bentes de Carvalho, Ubaldo Corrêa, Ney Peixoto, Benedicto Monteiro e Hélio Gueiros então, líder do governo Aurélio do Carmo na Assembleia Legislativa.

Em 1964 fez o primeiro ano de Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA), logo abandonando os estudos jurídicos para seguir o curso de Letras. No ano seguinte, começou a atuar no ensino público como professor de língua portuguesa e literatura nas escolas estaduais de Belém como Souza Franco e Instituto de Educação do Pará (IEP).

Concluído o curso universitário, viajou para a Europa, onde passou cerca de sete anos; inicialmente, em Paris, trabalhou em hotéis, cursou Linguística Geral e Linguística Africana na Universidade de Paris VII (Sorbonne Nouvelle), frequentou as livrarias, cafés e boates da Rive Gauche. Em 1971, graças a uma bolsa de estudos do governo espanhol, fez o curso de pesquisador em Linguística no Instituto de Cultura Hispânica, em Madri. A seguir, vai para Londres, onde trabalha em restaurantes até conseguir emprego como tradutor numa pequena empresa, passando depois para o Eurobraz -  European Brazilian Bank. Viajou intensamente, passando temporadas em Estocolmo, Lisboa e Marrocos.

Volta a Belém, em 1977, indo trabalhar como repórter em O Liberal. No ano seguinte promoveu, sem sucesso, uma campanha pela preservação das locomotivas a vapor, fabricadas na Inglaterra no início do século XX, da extinta Estrada de Ferro Bragança (E.F.B.), colocadas à venda pela Rede Ferroviária Federal. Apesar do abaixo-assinado encaminhado à Presidência da República, com mais de 4.000 assinaturas, esse patrimônio histórico paraense foi liquidado. Seria para a criação de um museu da E.F.B. Passou a trabalhar no jornal O Estado do Pará, lecionou no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos.

Em 1981 retomou suas atividades como professor, atuando no Sistema Modular de Ensino de 2º Grau da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), nos municípios de Curuçá, Nova Timboteua, Igarapé-Açu, Igarapé-Mirim e, depois em Belém (Escolas Estaduais Arthur Porto e Deodoro de Mendonça), exercendo também a função de técnico da SEDUC.

Participou de concursos literários, obtendo o 1º e 3º lugares no Concurso de Poesias promovido há vários anos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (SINTTEP) - o poema Destino (1º lugar) foi publicado no jornal Leviatã, do  Rio de Janeiro. Seu conto Meu querido e as outras mulheres, prêmio de publicação, saiu no volume 13 Contistas da Amazônia referente ao I Concurso de Contos das Universidades do Norte, promovido pela Universidade Federal do Pará.

Nos anos 90 fez o Mestrado em Letras (Linguística e Teoria Literária) pela Universidade Federal do Pará e tornou-se o primeiro professor concursado de Linguística do quadro permanente do curso de Letras no Campus de Bragança/UFPA. Foi professor fundador da Escola Rio Caeté (CAIC) e coordenador do Campus.

Obteve o prêmio de Menção Honrosa no concurso literário 1997 da Academia Paraense de Letras (APL) pelo conjunto de poemas intitulado Trajetória, por iniciativa do correspondente literário municipal da APL em Bragança, Karleno Lúcio Castro Castelo Branco.

Em 2000 saiu candidato a vereador de sua terra natal mas não foi eleito.

No ano passado, recebeu homenagem da comunidade acadêmica bragantina:
Extraido de http://joaojorgereis.blogspot.com.br/2012/11/alvaro-luiz-teixeira-de-araujo.html

Associação de Judô Rio Caeté em competição internacional


A vitoriosa equipe de judô comandada pelo prof. Luis, nosso coordenador pedagógico, vai participar dessa competição internacional com grandes chances de medalhas. Os quatro atletas  inscritos  representarão Bragança e o Pará em Fortaleza.

Boa sorte ao prof. Luis e seus pupilos!

Quem sabe após essa participação, o poder público não inicie um investimento de fato nessa iniciativa quase solitária do prof. Luis.

Para mais informações sobre a Copa de Judô clique aqui.

Aos nossos alunos do 3º ano