sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mais de 72 mil disputam vestibular da UFPA neste sábado


Amanhã deste sábado (3) vai ser de prova em todo Estado para os 72.138 candidatos que disputam as 7.606 vagas do processo seletivo  2012 da UFPA (Universidade Federal do Pará). A prova será realizada em 25 municípios paraenses, de 14h às 18h. O exame será referente à segunda fase da seleção, que teve como primeira etapa o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Este ano, a UFPA estará ofertando 18 novos cursos, dos quais dois são inéditos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações. Com 1.535 vagas a mais do que no ano passado, o PS oferta 4.072 vagas para cursos na capital e 3.534 para o interior do Estado.

Provas

A prova do processo seletivo será composta por 55 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco opções de resposta para cada uma das 11 disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia. A redação considerada no processo será a da primeira fase cobrada na prova do Enem.

Cotas

O sistema de cotas do PS 2012 também foi mantido conforme os anos anteriores. Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas. Dos 72.143 candidatos inscritos, 40.527 concorrem como cotistas e 31.377 como não-cotistas.

Critérios

Os critérios de eliminação dos candidatos foram mantidos em relação aos do ano passado. Os candidatos não podem tirar nota menor que quatro na redação do Enem, nem zerar nenhuma área de conhecimento no Exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que dois zeros nas disciplinas e devem ter 30% de acerto na avaliação. A mudança mais significativa em relação às regras do concurso diz respeito ao cálculo da nota final para a classificação dos candidatos, que será a soma da prova da UFPA com a do Enem.

Fonte: www.orm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário