terça-feira, 30 de março de 2010

Porque amanhã não haverá aula


Amanhã, 31/03, professores de todo Brasil farão paralisação em defesa de seus direitos profissionais e por uma educação de qualidade. Haverá assembleia da categoria no auditório do Bordallo, organizada pelo Sintepp, a partir das 09h. Portanto, os alunos não terão aula.

sábado, 27 de março de 2010

A Hora é do Planeta


Hoje, das 20 e 30h às 21 e 30h, a WWF calcula a a adesão de mais de um bilhão de pessoas à campanha Hora do Planeta: um alerta ao aquecimento global. Participe! Seja apagando as luzes por uma hora, seja economizando água e energia, produzindo menos lixo, realizando a coleta seletiva, etc.

terça-feira, 23 de março de 2010

Convite

A Coordenação do NTE-Bragança, convida os técnicos pedagógicos e os coordenadores da sala de informática das escolas estaduais para o I Encontro Bragantino de Coordenadores da Sala de Informática com Ciclo de Palestras sobre a Integração do Laboratório de Informática no Projeto Político Pedagógico da Escola.

Data: 26/03/2010.

Local: Sala de Vídeo da Escola Rio Caeté.

Continue lendo.

Aniversário do nosso Vice-Diretor

Registrando o aniversário do nosso Vice-Diretor, terça feira dia 16/03. Ele foi surpreendido pelos colegas de trabalho do turno da manhã com um bolo, refrigerante e muitas felicitações. Desejamos a ele muita saúde e paz em sua vida pessoal e profissional. Parabéns Professor Glauco Luna.

sábado, 20 de março de 2010

Rio Caeté: uma escola verde



Desde os tempos do CAIC, a escola Rio Caeté desenvolve ações relacionadas à Educação Ambiental, a maioria coordenadas pela professora Goretti. Com a mudança para o prédio da avenida Mendonça Furtado, mais professores abraçaram a causa ambiental: Kátia, Tarcisio, Lina, Daniela... e novos projetos passaram a ser executados com o aval da profª Nilza, diretora da escola: o Chicletário, o Bosque-Escola, a Horta (sacrificada pela antena do NavegaPará), os Guardiões da Natureza, o Jardim, etc. Até um blog foi criado para divulgar o trabalho dos "Ambientalistas da Escola Rio Caeté", linkado aqui na lateral.

Professores, as belas ações executadas por vocês juntamente com nossos alunos merecem ser divulgadas no TV Escola, canal do MEC que exibe os melhores documentários e séries nacionais e internacionais. Espalhem as idéias e as ações que a escola realiza em defesa do Meio Ambiente. Com certeza, elas servirão de inspiração e motivação para outros professores, para outras escolas do Brasil.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Com a gente o Aluno é integrado!

O Programa Aluno Integrado é um curso na modalidade a distância, que visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a: monitorar diversos ambientes informatizados; auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; e cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

O curso é certificado pela Universidade Federal de Goiás – UFG e tem carga horária de 180h. Os conhecimentos adquiridos valorizam o currículo e aumentam a qualificação do jovem para o mercado de trabalho.

Pode participar o aluno regularmente matriculado na rede pública estadual de ensino, que tem a partir de 15 anos e está cursando do oitavo ano em diante(inclusive o EJA).

Procure um NTE mais perto de você e faça já sua inscrição!

Extraído de: http://ctaeseducpa.wordpress.com

Jornada 2010

Professores e funcionários de nossa escola após a palestra da Psicóloga Mônica. Muito proveitosa sua palestra para que possamos iniciar nosso ano letivo com muito gás, determinação e motivação - principal tema abordado pela profissional.

terça-feira, 16 de março de 2010

Professores participam de oficina sobre o Portal Escolar

Com o objetivo de capacitar os professores que atuam nos Núcleos de Tecnologia Educacional do estado do Pará para a utilização do ambiente Portal Escolar a fim de que eles atuem como multiplicadores aos professores das escolas da rede pública de ensino, aconteceu ontem e hoje, na sala do NTE, a Oficina de utilização do ambiente Portal Escolar, ministrada pelo prof. Julio Oliveira, da DITEC/SEDUC.

O Portal Escolar é um espaço disponível na internet, coordenado e mantido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC, através de sua Diretoria de Tecnologia - DITEC, com o apoio da Empresa Paraense de Processamento de Dados - PRODEPA, que poderá ser utilizado por educadores e educandos da rede estadual de ensino e comunidade em geral, objetivando, além da conquista da cidadania digital (inclusão digital), a complementação de temas ministrados em sala de aula. (Extraído de http://ntebragantino.wordpress.com).

A Escola Rio Caeté foi representada pela profª. Sonia, visto que o professor Valdson alçou voo e agora está lotado no NTE.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas para um estudo proveitoso

assinaturas personalizadas



- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.

- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.

- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.

- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.

- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas.

- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para lém da escola, por conta própria.

- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.

- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.

- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.

- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.


Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Saiu o listão dos professores aprovados no Plano de Formação Docente do Pará






PLANEJAMENTO 2010

DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
HUMANISTA E CIDADÃ

APRESENTAÇÃO
Planejar ou não planejar o ensino. Eis a questão que sempre repete a mesma história, sem que coisa alguma seja mudada. Planeja-se, projeta-se, prevê-se, realizam-se reuniões,tomam-se decisões,que fielmente são registradas em atas e habilmente arquivadas,mas tudo fica por isso mesmo.
A rotina se repete dia a dia, ano após ano.Esta parece ser a lamúria que pervade a mente dos professores, já cansados de tanto planejamento e de poucas mudanças no ensino e na escola.
Quais seriam as causas que provocam este fenômeno anti-pedagógico em rejeitar a ação de planejar por parte de alguns professores?
O planejamento deve ser um instrumento para o professor e para o aluno.Em segundo lugar,o atendimento aos objetivos da escola ou dos seus setores pedagógico-administrativos
A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe á escola e aos professores, o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver.

Objetivo geral:
Selecionar conteúdos significativos para a vida do educando, sob a perspectiva de uma formação humanizada e cidadã.

Programação
Dia: 10/03/2010
14:30- Abertura:Coordenação Pedagógica
14:35- Palestra : Relações Interpessoais no Trabalho. Psicóloga Mônica Castro-HSAMZ e SEMTRAPS
16:00 -Intervalo
16:15- Apresentação do Plano de Ação da Coordenação e Orientações Pedagógicas
17:45- Encaminhamentos
Dia: 11/03/2010
08:30- Palestra: Avaliação qualitativa e quantitativa -Prof.Doutoranda Maria de Lima Gomes-UFPA
10:15- Intervalo
10:30- Continuação dos Trbalhos- Prof.Doutoranda Maria de Lima Gomes-UFPA
11:45- Encaminhamentos
14:30-Construção do Calendário Escolar 2010
16:00- Intervalo
16:15- Técnicas para o melhor uso da voz-. Fonoaudióloga Giovana Farias Osmar
Dia:12/03/2010
19:00- Coquetel


“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
Jean Piaget

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher



Mulher Educadora

A mulher tem um papel
Digno de se admirar
Tanto no trabalho lá fora
Como dentro do seu lar
É considerada guerreira
Na arte de trabalhar

Quero aqui destacar
Essa grande lutadora
Que divide as funções
Do lar e de professora
Fazendo um grande papel
De mulher educadora

Além de suas tarefas
Com a família no lar
Ela tem uma função
De com outros se preocupar
Educando as pessoas
Para suas vidas mudar

Mudar vidas pra melhor
É sua maior função
Orientando as crianças
Com carinho e educação
Melhorar a sociedade
É sua maior missão

Sabemos que um País
Para se desenvolver
Aposta em educação
Para o seu povo crescer
Tendo como meta principal
A arte de aprender

O Brasil é um País
Que tem uma grande missão
De educar os seus filhos
Para servir a Nação
E nessa hora é que entra
A educadora em ação

Sem a menor distinção
Ela procura ensinar
Refazendo a educação
Com a arte de semear
Não importa o sacrifício
Seu papel é educar!

de
Maria Geneci Dias Costa
Arame - MA

domingo, 7 de março de 2010

Concluintes do Ensino Médio 2009

No dia 20/02/2010, comemoramos no Sítio do Profº Waldson e da Profª Sônia a conclusão de Ensino Médio dos alunos desta instituição. Festa regada a uma feijoada espetacular e muita alegria por parte dos alunos e familiares, professores e demais funcionários da escola.
Os donos da festa
Para posteridade
Professores que sempre prestigiam nossos eventos
Os donos do sítio Quem sabe fazer a festa
Sensação de missão cumprida